Pós-Graduação em Reabilitação do Património Edificado

Responsável pela Formação
Eng.º Téc. José Manuel Delgado

CURSO ACREDITADO PELA ORDEM DOS ENGENHEIROS



2ª EDIÇÃO
Início previsto: Setembro/Outubro de 2017

Apresentação do Curso
A pós-graduação em reabilitação do património edificado surge para responder ao desafio da necessidade crescente de recuperar e valorizar o tecido urbano existente. A reabilitação do património edificado assume-se como uma componente indispensável da política das cidades e da política de habitação, na medida em que nela convergem os objetivos de requalificação e revitalização das cidades, em particular das suas áreas mais degradadas, e de qualificação do parque habitacional, procurando-se um funcionamento globalmente mais harmonioso e sustentável das cidades e a garantia, para todos, de uma habitação condigna.

Público-Alvo
O curso destina-se aos titulares de cursos de ensino superior no domínio da engenharia civil, arquitetura, ou áreas afins, interessados numa especialização profissionalizante, aquisição de conhecimentos e novas oportunidades profissionais.

Objetivos
Esta especialização tem como objetivos conferir adequadas práticas construtivas na conservação e reabilitação e ainda, na sustentabilidade dos projetos. Apresentar métodos e estratégias de intervenção de forma a valorizar e requalificar o património edificado.

Competências a adquirir
O curso de formação complementar visa dotar os formandos de um conjunto de competências que lhes permitam responder às necessidades do mercado e a criar novas oportunidades de trabalho.

Saídas Profissionais
Compreende-se que esta formação servirá como complemento da atividade nesta área.

Carga Horária
O curso é lecionado em horário pós-laboral. Haverá aos sábados de quinze em quinze dias seminários/palestras com alguns especialistas em que serão apresentados estudos de caso. Será feita uma vista a uma obra de reabilitação que mostre uma caso de sucesso na reabilitação do património.

Área científica predominante do curso
O curso integra-se na área científica das ciências da engenharia.

Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção de grau ou diploma
O número de créditos será de 30 ECTS.

Duração normal do curso
O curso tem uma duração de 188horas presenciais, ao longo de cerca de 3 meses.

Critérios de seleção e frequência
São aplicadas as normas e regulamento do ISEC disponíveis em www.iseclisboa.pt.

Vagas
Cada formação terá um mínimo de quinze alunos.

Docentes
O corpo docente integra docentes do ISEC, contando com a colaboração de especialistas no domínio da reabilitação. Assim temos o mestre Especialista Eng.º Téc. José Delgado, o investigador auxiliar do LNEC - Eng.º António Vilhena, a investigadora auxiliar do LNEC - Eng.ª Sónia Raposo, o professor Especialista do IPT - Eng.º Fernando Costa, o professor Doutor do IPT - Eng.º João Coroado, o professor Doutor do IPT - Eng.º Ricardo Triâes, o professor especialista do ISEP - Eng.º Téc. José Sousa, a restauradora Fátima Llera (empresa IN SITU), o mestre Arq.ª Teresa Duarte (CML), e os convidados em estudos de caso - o Eng.º Vitor Coias (GECoRPA) e o Doutor Eng.º Nuno Clímaco (ADENE), entre outros.

Horário
Quarta, Quinta e Sexta das 18:30h às 22:30h (4 horas) Sábados das 10:00h às 13:00h (4 horas)

Plano do Curso

Inscrições, preços e modalidades de pagamento
O preço da formação é de 900,00€ (novecentos euros), sendo o pagamento previsto a pronto com um desconto de 5%, ou em quatro vezes.
O valor de inscrição é de 100,00€ (cem euros).

Contactos e inscrição
Para se inscrever ou obter informações complementares pode contactar-nos através do email geral@cee.iseclisboa.pt

ou pelo telefone 217 541 310.